domingo, 1 de julho de 2012

O Feitiço de Áquila



O filme dirigido por Richard Donner (Wolverine e Máquina Mortífera - todos)  é uma ótima história feita quando os roteiristas tinham ótimas ideias. Não que hoje eles não as tenham. Mas, hoje vocês percebem o quanto estão fazendo filme baseados em livros e, às vezes, até esperamos que haja realmente um livro por trás do filme.
Bem, isso é interessante, pois quando assisti ao filme, eu pensei que era baseado em um conto de um livro, mas eu estava errada e fiquei triste. "Como não é um livro? E os detalhes?" Enfim...
O Feitiço de Áquila : foto
Frustrações a parte, nessa retratação da idade média, provavelmente França ou o que será ela um dia, de capas e espadas gigantescas, o capítão da guarda de Áquila, Etienne Navarre (Hauer) e Isabeau (Pfeiffer) estão apaixonados, mas o Bispo (Wood), lider do local, também se apaixona por Isabeau. Sem ser correspondido e completamente fustrado, ele joga um feitiço no casal, do qual eles estejam "sempre juntos, eternamente separados".
Esse filme é um marco e trás com ele algumas curiosidades.
Muitos filmes tem suas trilhas sonoras baseadas em músicas clássicas (ver Excalibur), mas não com O Feitiço de Áquila. Música bem agitada (rock?) com sons de guitarras fazem parte das cenas de ação. Não é o que usualmente se usaria em música incidental, não é? Isso é uma característica dos filmes dessa época.
O Feitiço de Áquila : foto
Outra curiosidade, é o ator escolhido como principal, Broderick, e não Pfeiffer ou Hauer. Pouco tempos depois, ele faria outro filme que virou ícone dos jovens da década de 1980, Curtindo a Vida Adoidado. Talvez por seu grande carisma ganhou o papel de Phillipe Gaston, o Rato. Ladrão incorrigível, ele se torna amigos do casal-mais-que-perfeito. 
O filme é uma produção italiana e inglesa.
O Feitiço de Áquila : foto 
Defeitos:
 Eu sei que é muito repetido na Sessão da Tarde, mas é um ótimo filme. Seus "efeitos especiais", é só um jogo de câmeras comum. Mas os olhos "animais" ficaram bem legais. Talvez, se fosse refilmá-lo hoje, daria para trabalhar bem isso. Acredito que seria até uma boa, aliás seria uma ótima.

Elenco: Matthew Broderick (Curtindo a vida adoidado), Michelle Pfeiffer (Sombras da Noite), Rutger Hauer (Blade Runner), John Wood (A Rosa Púrpura do Cairo), Leo McKern(A Lagoa Azul), Alfred Molina (O Homem Aranha 2).