sábado, 29 de março de 2014

Você pode chorar se assistir... (atualizado)


Não é só porque eu li “A Culpa é das Estrelas” do escritor John Green, mas é o porquê eu li este livro. Nesta obra a história é sobre uma garota, Hazel Grace, em estado terminal de câncer de um tipo que se instalou nos pulmões e ela tem que andar com um carrinho com um cilindro de oxigênio que passa através de uma cânula para os seus pulmões. Ela participa de um grupo de auto-ajuda onde ela conhece Augustus Waters do qual:


A ficção – pasmem, pois não é uma história real ou mesmo baseada em fatos reais, pelo menos é o que o autor garante – virou um Best Seller, e sinônimo de boa leitura.

É claro que com uma sinopse dessa a gente meio que imagina o final do livro – pois essas coisas sempre são colocadas no fim – quem, dos dois, irá morrer primeiro? Sim, pois quem leu “Um amor para recordar” de Nicolas Sparks – o rei do “vou-matar-um-dos-dois-para-vender-mais-livros” – já pode definir o que vai acontecer no final. E Sparks é só um de muitos que fazem isso.


Mas aqui estamos falando de filmes. A Culpa é das Estrelas estreará dia 05 de junho. Conta no elenco, Shailene Woodley, Ansel Elgort, Nat Wolff, Willem Dafoe, Laura Dern, Sam Trammell e Lotte Verbeek.

Este e muitos outros filmes trazem contos de amor com parceiros doentes terminais e quem tem finais parecidos e, é claro, tem a pretensão de fazer muita gente chorar. E aqui vai as minhas sugestões.
No filme Love Story (1970) com Ryan O'Neal e Aly MacGraw, dirigido por Arthur Hiller e com roteiro de Erich Segal. O filme conta a história de Oliver Barreti IV (O'Neal), estudante de direito de Harvard e conhece a encantadora Jenny Cavilleri (MacGraw) estudante de música de Radcliffe. Os dois (é claro) se apaixonam e se casam apesar da reprovação dos pais dele. Depois de várias tentativas de Jenny engravidar, descobrem que ela tem câncer.

O filme teve uma continuação em 1978 - A História de Oliver. Esta película trata da tristeza e depressão que ele teve após a morte da amada. Contudo, ele conhece a  bem sucedida Marcie Bowet (Cândice Bergen) e Oliver fica entre a dor do amor perdido e a nova relação: como seguir em frente? 


Pois é, já deu para entender? A outra sugestão é o filme Prova de Amor (2009 - dirigido por Nick Cassavetes) com Cameron Diaz, Sofia Vassilieva, Thomas Decker, Abigail Bresli (a fofa de A pequena miss sunshine - 2006), dentre outros. A história dentre outras coisas traz o romance da adolescente Kate (Sofia Vassilieva) que tem leucemia e o jovem Taylor Ambrose (Decker).


Um amor para recordar (2002) o adolescente rebelde Landon Rollins Carter (Shane West) se apaixona pela sem graça Jamie Sullivan (Mandy Moore - também sem graça?) depois de cumprir uma sentença por mau comportamento.

Doce Novembro (2001) dirigido por Pat O' Connor, com Keanu Reeves (Nelson Moss), Charlize Theron (Sara Deever), Jason Isaacs (Chad). Nelson é um viciado em trabalho e Sara o força a morar com ela depois dele ter feito ela perder a licença de motorista. Descobrem o amor, mas há um segredo no meio disso... Você já imagina, né?



Um pouco diferente dos anteriores, P. S. Eu te Amo (2007) é baseado no livro homônimo da irlandesa Cecília Ahern. Trata da história de Holly Kennedy (Hilary Swank) que foi casa com Gerry Kennedy (Gerard Butler). Após a morte dele, ela passa a receber várias cartas dele ensinando-a seguir em frente, mesmo sem ele. Sei que parece duro demais viver após a morte de seu amado, mas neste filme o rapaz escreve nas cartas "coisas a fazer depois que eu morrer".  AVISO: sim, você corre um risco grande de chorar com esse filme. Nesse filme ainda conta com a participação de Lisa Kindrow que está muito bem.


No filme Tudo por Amor  (1991) com Julia Roberts, Campbell Scott Michael, Vincent D'Onofrio e dirigido por Joel Schumacher. Victor Geddes (Scott) é um jovem de uma família rica, que faz tratamento quimioterápico por ter leucemia. Ele se apaixona por Hillary O'Neil (Roberts), que cuida dele, mas este amor pode gerar conseqüências trágicas.

E aí? Você mais algum filme para acrescentar nessa lista? Pois tenho um que é muito legal, mas ainda não sei o final...

Como eu era antes de você (2016) é um daqueles filmes que você já chora no trailer, você tem certeza absoluta que se não levar lenços com você ao cinema seu rosto vai ficar só o bagaço, destruída. Um rapaz triste tetraplégico... (pera, que tem um olho nas minhas lágrimas...) Uma garota de bem com a vida... Bem, já entendeu, né?Estou me preparando psicologicamente para enfrentar esse filme que promete muito.