domingo, 26 de agosto de 2012

O Senhor dos Anéis - Trilogia

Livro: O Senhor dos Anéis
Autor do livro: J. J. Tolkien
(Título Original: The Lord of the Rings)

A trilogia O Senhor dos Anéis foi dirigida por Peter Jackson e teve várias locações sendo uma delas (a mais bonita) na Nova Zelândia.
Um grupo é formado para destruir um anel que encontra-se nas mãos do hobbit Frodo, o bolseiro, e que antes pertencia ao seu tio. Os hobbits são um povo discreto e muito antigo, normalmente não ultrapassam um metro de altura, são bem menos robustos que anões e consideram a possibilidade de participarem de uma aventura como uma atitude insana, pois preferem a calma de sua vida rotineira, amam uma região campestre organizada e bem cultivada. São agéis pois acostumaram-se a fugir dos "homens grandes", conseguiram tanta experiência nessa área que pode-se confundir com magia, porém, hobbits nunca tiveram interesse em magia, além disso, hobbits tem ouvidos agudos e olhos perspicazes. Embora habilidosos, os hobbits não conseguem entender ou gostar de máquinas mais complicadas que um fole de forja, um moinho d'água ou um tear manual. Andam descalços, porque a sola de seus pés é muito espessa, não necessitando de calçados. Vivem em tocas grandes e confortáveis (na verdade, casas subterrâneas com um só andar e várias despensas) em uma terra ao oeste da Terra Média, chamada Shire (no Brasil o nome do local foi traduzido para "Condado"). O Anel poderoso forjado por Sauron com a intenção de conquistar as Terras Médias tem vontade própria, deve ser destruído e o menos suscetível a ele são os hobbits. A Sociedade do Anel é feita para escolher um voluntário para levar o anel até o lugar onde fora forjado e os outros protegerão este escolhido. 

http://coversblog.files.wordpress.com/2010/01/digitalizar85634.jpg

É um dos meus filmes preferidos. Não li o livro. Também não li o livro E o Vento Levou para achar o filme legal. Então, eu posso sim falar desses filmes. Gosto deles porque conta uma história muito bem traçada sobre fazer a coisa certa para o bem de todos. Ótimos efeitos especiais em todos os filmes. Eles usaram uma tecnologia que fazia aumentar o número de soldados de ambos os exército dando a eles movimentos próprios distinto das cópias. Não dá para dizer a diferença. Todos os personagens tem sua importância no desenvolvimento da história e ficamos realmente torcendo por eles. Além do personagem Smeágol feito por Andy Serkis, o mesmo ator faz também o personagem Gollum através da Computação Gráfica por captação de movimentos. Por essa mesma tecnologia, o ator também faz César, o macaco inteligente em O Planeta dos Macacos, a Origem.


http://coversblog.files.wordpress.com/2010/01/digitalizar8564.jpg

O terceiro filme da série ganhou Oscar de melhor filme sendo realmente aclamado pela crítica como o melhor da trilogia. O desfecho da saga do Anel é glorioso.
  • Elijah Wood como Frodo Baggins, um hobbit que herda o Um Anel do seu tio, Bilbo Baggins. Elijah Wood foi o primeiro ator escolhido para o filme, em 7 de julho de 1999, entre cento e cinquenta candidatos ao papel. Ele era um fã dos livros, e compareceu à audição, onde leu trechos do livro, caracterizado de Frodo.
  • Sean Astin como Samwise "Sam" Gamgee, um hobbit que trabalhava como jardineiro de Frodo e acaba tornando-se seu amigo. Quando é pego ouvindo uma conversa de Frodo e Gandalf sobre Um Anel, passa a ser companheiro de Frodo em sua viagem, sempre se mostrando muito leal.
  • Viggo Mortensen como Aragorn, também chamado de Passolargo, é um homem dúnedain, herdeiro do trono de Gondor; apesar disso, ele reluta em assumir o trono por seu ancestral, Isildur, ter falhado em destruir Um Anel. Nicolas Cage recusou o papel por "obrigações familiares",enquanto Vin Diesel, um fã dos livros, audicionou para Aragorn. Stuart Townsend foi chegou a ser escolhido para o papel, mas Jackson percebeu que ele era muito jovem. Russell Crowe foi considerado como substituto, mas não aceitou por ter interpretado um papel similar em Gladiador. O produtor Mark Odesky afirmou que foi o filho de Viggo Mortensen, fã dos livros, quem o convenceu a aceitar o papel.
  • Ian McKellen como Gandalf, o Cinzento, um mago que se torna mentor de Frodo, ajudando-o a decidir o que fazer com Um Anel. Ele é o líder d'A Sociedade do Anel. Sean Connery foi lembrado para o papel, mas não entendeu o enredo, e Patrick Stewart não o aceitou por não ter gostado do roteiro. Antes de ser escolhido, McKellen teve que adequar sua agenda com a 20th Century Fox, já que houve uma sobreposição de dois meses por X-Men. Segundo ele, seu sotaque foi baseado no de Tolkien. Ao contrário do que se vê no filme, McKellen não contracenou muito com os atores que interpretam os hobbits, mas com seus dublês.
  • Dominic Monaghan como Meriadoc "Merry" Brandybuck, um hobbit e amigo de Frodo. Ao lado de seu melhor amigo Pippin, é responsável pela parte cômica da trilogia.Monaghan foi escolhido para interpretar Merry depois de audicionar para Frodo.
  • Billy Boyd como Pippin, um hobbit que viaja com A Sociedade do Anel, assim como seu melhor amigo Merry. Ele é leal, mas também é travesso, chegando a irritar Gandalf.
  • Orlando Bloom como Legolas, o príncipe dos elfos da Floresta das Trevas e talentoso arqueiro que faz parte d'A Sociedade do Anel. Bloom audicionou inicialmente para Faramir, personagem que aparece no segundo filme da série, mas o papel foi dado a David Wenham e ele foi designado como Legolas.
  • John Rhys-Davies como Gimli, um anão que acompanha A Sociedade do Anel. Inicialmente, ele detesta elfos, mas sua atitude muda no decorrer da história, principalmente após encontrar Galadriel. Billy Connolly foi considerado para interpretar Gimli. Rhys-Davies usou uma pesada prostética para se caracterizar de Gimli, o que limitava sua visão, e posteriormente desenvolveu eczema ao redor dos olhos.
  • Sean Bean como Boromir, Capitão-General de Gondor, que faz parte d'A Sociedade do Anel, depois sendo tentado pelo poder do Anel. Ele declara que Gondor não precisa de nenhum rei, mas acaba se tornando amigo de Aragorn. Bruce Willis, por gostar dos livros, expressou interesse no papel, enquanto o roteiro chegou a ser mandando para Liam Neeson.
  • Hugo Weaving como Elrond, o principal elfo de Rivendell, que lidera o Conselho de Elrond, onde é decidido que Um Anel deve ser destruído. Ele havia perdido sua fé nos humanos desde que viu Isildur se deixar dominar pelo poder do Anel, 3.000 anos antes. David Bowie demonstrou interesse no papel, mas Jackson disse que "ter um personagem famoso, querido colidindo com uma estrela famosa é levemente desconfortável".
  • Liv Tyler como Arwen, uma elfa que leva Frodo para ser curado em Rivendell depois que ele é ferido pelo Rei bruxo. Ela é filha de Elrond e interesse romântico de Aragorn. Tyler foi escolhida para o papel depois que os cineastas viram sua performance em Plunkett & Macleane.
  • Ian Holm como Bilbo Baggins, tio de Frodo que lhe entrega o Um Anel e vai descansar em Rivendell. Holm havia interpretado Frodo anteriormente em uma adaptação para rádio de O Senhor dos Anéis em 1981 e foi chamado para o papel depois que Jackson lembrou-se de sua performance. Sylvester McCoy foi contactado para o papel e manteve-se como potencial Bilbo por seis meses, até Holm ser chamado.
  • Cate Blanchett como Galadriel, uma elfa que comanda Lothlórien ao lado do seu marido Celeborn. Ela mostra a Frodo um espelho onde ele pode ver os possíveis acontecimentos do futuro e lhe dá a luz de Eärendil.
  • Christopher Lee como Saruman, o Branco, o antigo líder dos Istari, que sucumbe ao poder do Sauron através da palantír. Após capturar Gandalf, ele cria os Uruk-hai para tentar achar e capturar os membros d'A Sociedade do Anel. Lee é um grande fã dos livros, e já havia se encontrado com Tolkien. Ela havia audicionado originalmente para Gandalf, mas foi considerado mais velho que o personagem.
  • Sala Baker como Sauron, o príncipal antagonista da história, que forjou Um Anel para dominar a Terra Média. Ele perdeu o Anel para Isildur, mas retornou para recuperá-lo. Como não ainda não podia assumir uma forma física, voltou de maneira espiritual, encarnado em um Olho.
  • Marton Csokas como Celeborn, marido de Galadriel e seu parceiro no comando de Lothlórien.
  • John Rhys-Davies como Gimli e Barbárvore (voz) Após contemplar em relativo silêncio a destruição provocada por Saruman em sua floresta Barbárvore se encontra com dois Hobbits, Meriadoc Brandebuque e Peregrin Tûk. Os relatos desses dois Hobbits o convencem a iniciar um Entebate e convocar os Ents para a guerra contra Isengard, a fortaleza de Saruman.. Gimli é um Anão do Povo de Durin que se habilitou para acompanhar Frodo Bolseiro na Sociedade do Anel, que tinha por intuito destruir O Anel. Representa também uma contradição entre as raças dos Anões e dos Elfos. Esses dois povos geralmente não se davam bem, mas Gimli foi o melhor amigo do elfo Legolas e criou um amor muito grande pela Rainha élfica Galadriel, e isso contribuiu para a restauração da amizade entre ambos os povos.
  • Andy Serkis como Gollum/Sméagol como era antigamente chamado, era da raça dos Grados, e vivia nos Campos de Lis. Pouco se sabe sobre sua vida antes de encontrar o Um Anel. Apenas que ele vivia com sua família, sua avó sendo a chefe. No dia do seu aniversário, Sméagol foi pescar com seu primo Déagol. Déagol acabou caindo na água, e achando o Anel que Isildur havia, muitos anos antes, deixado cair ali. Vive nas Montanhas Sombrias, passou a ser chamado de Gollum, por causa do som involuntário que fazia com sua garganta. O Anel o deixava invisível aos olhos dos outros, o que tornava a caça muito mais fácil. Gollum perdeu seu Anel nas cavernas da montanha. O ator Andy Serkis é cineasta tem larga experiência no cinema e na tv. Já fez vários trabalhos com a tecnologia de Captação de Movimento e emprestou sua voz para vários games.
  • Bernard Hill como Théoden. Filho de Thengel e Morwen, pai de Théodred. Durante um período da guerra do anel, estava sob o domínio perverso que Saruman exercia através de seu espião Gríma Língua-de-Cobra. Após ser libertado por Gandalf, o rei Théoden liderou, ao lado de Aragorn e seu sobrinho Éomer, a defesa do Forte da Trombeta, no Abismo de Helm, e também a marcha dos Rohirrim à batalha dos Campos de Pelennor, onde acabaria sendo assassinado pelo rei bruxo, um seguidor de Sauron.
  • Miranda Otto como Éowyn é a sobrinha do Rei Théoden de Rohan, filha de Théodwyn e Éomund, e irmã de Éomer. Ficou conhecida, em Rohan como "Senhora do Braço do Escudo".
  • Karl Urban como Éomer. Durante o final da Terceira Era Éomer foi o 18° rei de Rohan. Foi também um dos filhos de Éomund de Eastfold e de Théodwyn, irmã do rei Théoden. Também irmão de Éowyn e grande amigo e companheiro de batalha de Théodred. Ele tornou-se terceiro marechal da Terra dos Cavaleiros, e com a morte de Théodred, ele acabou se tornando o mais alto líder militar dos Rohirrim. Éomer liderou a luta dos Rohirrim no Abismo de Helm, e após a morte do rei Théoden nos Campos de Pelennor foi nomeado rei sobre toda a Terra dos Cavaleiros.  
  • Brad Dourif como Gríma - Língua-de-Cobra O nome foi dado a Gríma devido a sua imensa capacidade de manipulação com as pessoas, incutindo sentimentos de medo, desesperança e fraqueza nas pessoas, como fez com o rei Théoden de Rohan.
  • David Wenham como Faramir é o filho mais novo de Denethor, regente de Gondor. Irmão de Boromir, filho claramente preferido pelo Regente.
  • John Noble como Denethor não escondia que gostava mais de Boromir, o filho mais velho, do que de Faramir, já que este era muito apegado a Gandalf, o Mago. A morte de Boromir, seu filho mais velho, e a suposta morte de Faramir o levaram à loucura.
Fonte: Wikipédia