quinta-feira, 12 de maio de 2016

Goosebumps: monstros e arrepios (2015)

Diversão garantida para a sessão da tarde
Por Neilania Rodrigues


O que torna um filme bom? Bem, uma combinação de boa química do elenco, boa história (se não for original que seja pelo menos divertida e bem contada) e, principalmente, a capacidade de deixar trechos gravados na memória, podem ser momentos ou falas, sabe aquele pedacinho que quando você lembra depois ainda consegue sorrir (ah, referências). E por falar em referências ou easter eggs (ovos de páscoa) vários estão disponíveis para você neste filme. 

Goosebumps é assim. Este filme lançado em 2015 passou rapidamente por aqui e não fez muito barulho mundialmente (considerando o que é fazer barulho hoje!). Mas esta engraçada película baseada na obra de R. L. Stine, que admito não conhecer, tem aquele sabor de sessão da tarde de quando eu era moleca (hum... enchi os olhos de lágrimas!).
Tia colorida e mãe monocromática.
A história é simples: Zach Cooper (Dylan Minnette) e sua mãe Gale (Amy Ryan) mudam-se para a cidade de Madison, Delaware para recomeçar a vida após a morte de seu pai. Sua tia Lorraine Cooper (Jillian Bell) já mora na cidade e tem uma loja de roupas (veja o figurino colorido dela). Chegando lá, Zach conhece a vizinha Hannah (Odeya Rush) por quem fica interessado logo de cara, mas o jeito esquisito do pai da garota, R. L. Stine (Jack Black), pode atrapalhar tudo. Em meio a isso ele precisa se adaptar à nova cidade (bem diferente de Nova Iorque), a escola (onde sua mãe será a vice-diretora), arranjar novos amigos, tentar conquistar seu interesse amoroso e ainda combater uma invasão de monstros que saíram de dentro de livros. Ufa! Só isso, vai ser mole!
R. L Stine, Zach, Champ e Hannah.
O senhor arrepio: Jack Black está muito bem como R. L. Stine. Ele é um homem estressado, sempre pronto para fugir de suas próprias criações e do mundo ao redor. Ele também é a voz do boneco Slep, que no filme é uma representação assustadora do próprio Stine.


Fugindo do lobisomem do pântano.
Mocinhos aventureiros: Hannah é uma mocinha digna das grandes aventuras juvenis, ela é engraçada, destemida, inteligente e que tem respostas rápidas. Ela quer sair e conhecer o mundo, não tem receio de falar com o vizinho novo e nem de levá-lo para explorar o lugar. Zach está tentando conquistar a moça e não se importa de arranjar problemas pra isso, mas não fica o tempo todo babando em cima dela. O relacionamento vai se desenvolvendo junto com a correria, o mundo não para por causa deles e isso é bom pois não quebra o ritmo.
Mocinha descolada!.
Personagens sem noção: todos tem um pouco disso no filme, mas Champ (Ryan Lee, que também está no bom Super 8, de 2011) e a tia Lorraine são insuperáveis (embora ele tenha mais momentos, ela não fica por baixo!). Com eles estão os melhores momentos do filme. Champ (diminutivo de Champion, é mole?!) e Lorraine são muito parecidos, nenhum dos dois está interessado em emoções fortes, querem apenas encontrar um par, que para Champ pode ser qualquer garota.
Melhores momentos: tem vários. Quando Lorraine chega para encontrar a irmã Gale e Zach, e ela vai falar sobre como o sobrinho está bonito agora é um dos meus preferidos. Você lembra daquela tia maluca que sua mãe convida para a sua festa só para te fazer vergonha na frente dos seus amigos, contando aqueles momentos embaraçosos da infância que você deseja ardentemente esquecer.
Ou quando Lorraine e Zach estão casa no dia da festa e ela resolve contar ao sobrinho suas aventuras amorosas. Outro desses é quando Zach e Champ invadem a casa de Stine para saber o que aconteceu com Hannah. E Champ explica para Zach como ele é diferente dos outros jovens, pois nasceu com o benefício do medo. Enfim, poderia citar mais momentos, e até mesmo as falas, pois há muitas e bastante engraçadas.
Enfim, há muitas boas razões para assistir a este bem amarrado filme juvenil: aventura, romance, comédia, é escolher seu motivo, fazer a pipoca e aproveitar!