domingo, 19 de agosto de 2012

Matrix





Como havia dito, assistir o making off de um filme é tão divertido quando o próprio e se tratando de Matrix (1999) dirigido pelos irmãos Wachowski é diversão na certa. Matrix é um divisor de águas. Exagero? Vamos lá. 
Lançado em março de 1999, Matrix custou 65 milhões de dólares e rendeu mais de 456 milhões. Matrix Reloaded, lançado em maio de 2003, custou 127 milhões, mas já faturou mais 740 milhões e entrou para a lista dos filmes mais vistos da história. A continuação foi também o primeiro filme a arrecadar mais de 100 milhões em um único final de semana. Só no Brasil, mais de 5 milhões de pessoas foram ao cinema prestigiar a segunda parte da trilogia. Matrix foi escrito como uma trilogia (Matrix, Matrix Reloaded, Matrix Revolutions). Todos os filmes viraram sucesso de bilheteria. Os fãs do estilo cyberpunk consideram a trilogia inteira uma obra prima. Matrix é uma obra de arte multimídia, a história inteira do universo Matrix está presente nos 3 filmes, em 9 desenhos animados, chamados Animatrix (o primeiro desenho conta uma história que se passa entre o primeiro e o segundo filme da trilogia), em histórias em quadrinhos (lançadas apenas nos Estados Unidos) e no jogo Enter the Matrix(que completa a história do filme Matrix Reloaded) [...] Ganhou quatro Oscars de quatro indicações: Melhores Efeitos Visuais - John Gaeta, Janek Sirrs, Steve Courtley e Jon Thum; Melhor Edição - Zach Staenberg; Melhor Edição de Som - Dane A. Davis; Melhor Mixagem de Som - John T. Reitz, Gregg Rudloff, David E. Campbell e David Lee . Wikipedia

Matrix é uma compilação de complexas teorias existenciais filosóficas, com ficção científica e animes. Duvida?  Alguém que descobre um outro mundo, segue um coelho branco e é levado até um cara estranho. Não, não é Alice no País das Maravilhas. Mas os diretores tiveram  inspiração no clássico. Contudo, Alice estava no mundo real e vai para o mundo dos sonhos e quanto a Neo (Reeves) está no mundo virtual e vai para o mundo real. É claro que isso depende do ponto de vista.
Essa dúvida da existência de outros mundos, fuga da realidade ou seja lá o que for, Platão (300 a.c.) filosofava sobre isso e como não encaramos a realidade que nos é apresentada em sua teoria da caverna, no livro A República. Estaríamos então dentro da caverna de costa para entrada.  O que visualizamos é a sombra projetada pela fogueira na parede, não nos viramos para a realidade e mesmo aquele consegue virar enxergando a verdade (realidade) será tratado como louco, pois o diferente não é aceito. Se seguisse a história da Alice, Neo recebe do estranho (que não é o chapeleiro maluco) duas opções: a que deixará no mundo que ele conhece e a que o mostrará a realidade.

Ai, ai, o tico e teco tão querendo morrer...

No filme é difícil dizer quais de todas as cenas é minha preferida. A famosa cena em que Neo se desvia das balas (menos de uma) acho que ficou na história do cinema e na minha também.

Curiosidades:
  • Neo, o salvador da humanidade, é um anagrama de One ("Um", que no contexto do filme significa "o escolhido"). Antes de Keanu Reeves ser escalado para representar o protagonista, o papel foi oferecido a outros dois atores. O primeiro foi Ewan McGregor, o jovem Obi-Wan Kenobi de Star Wars Episódio I: A Ameaça Fantasma (1999), que recusou o convite. O segundo foi Will Smith, que preferiu estrelar o fracasso As Loucas Aventuras de James West (1999). Outro que quase participou da produção foi Val Kilmer, que interpretaria Morpheus.
  • Antes de começar o primeiro filme da série, Keanu Reeves, Laurence Fishburne, Hugo Weaving e Carrie-Anne Moss treinaram artes marciais por quatro meses. Mas nem mesmo a preparação evitou alguns acidentes. Durante as filmagens de luta, os astros magoaram-se a valer: Carrie-Anne Moss partiu uma perna, Laurence Fishburne fraturou um braço e Hugo Weaving feriu o pescoço. Só Reeves conseguiu passar longe da enfermaria. (Mas se você assistir o making off de Matrix, você verá o Reeves usando um colar ortopédico; Carrie-Anne Moss causava horror entre os dublês, ela batia de verdade e forte neles, todos ficam com medo de entrar em cena com ela).
  • O Oráculo, personagem vivido pela atriz Gloria Foster, teve destaque nos dois primeiros filmes da série, porém no terceiro filme Matrix Revolutions a atriz que fazia o Oráculo foi substituída pois Gloria Foster morreu de diabetes no final das filmagens da segunda aventura.
  • A cantora americana Aaliyah, que interpretaria a personagem Zee em Matrix Reloaded, perdeu a vida num acidente aéreo.


  • O filme é citado em outros filmes e já se tornou cult (referência a coisas - filme, música, arte, etc. - que marcou uma época ou uma geração).

Elenco

  • Keanu Reeves - Thomas A. Anderson / Neo
  • Laurence Fishburne - Morpheus
  • Carrie-Anne Moss - Trinity
  • Hugo Weaving - Agente Smith
  • Gloria Foster - Oráculo
  • Joe Pantoliano - Cypher
  • Marcus Chong - Tank
  • Julian Arahanga -Apoc
  • Matt Doran - Mouse
  • Belinda McClory - Switch
  • Ray Anthony Parker -Dozer
 

E Se Fosse Verdade






Esse filme é muito bom. "E Se Fosse Verdade" é uma divertida comédia romântica que é muito consistente e baseada no romance do francês Marc Lévi, If Only It Were True (Original: Et si c'était vrai...) (1999). David procurar um lugar tranquilo o qual ele possa ruminar seu sofrimento e encontra um apartamento em São Francisco. Junto com o apartamento vem Elizabeth que insiste dizer que o apartamento é seu.

Um filme que não pretende e não imita Ghost, do outro lado da vida, faz perguntas interessantes como: "E ai, você só sabe trabalhar e sua vida pessoal?" ou "Sai dessa, você só quer sofrer?"


Diretor: Mark Waters 

Elenco original:


Reese Witherspoon

Mark Ruffalo
Donal Logue
Jon Heder
Dina Spybey
Ivana Miličević

O Amor não tira férias



É interessante assistir novamente um filme. "O Amor Não Tira Férias" quando assisti pela primeira vez, eu não gostei do papel da Cameron Diaz, para mim, era forçado, exagerado e não senti firmeza em seu personagem. Ela parecia fazer o mesmo personagem sempre. Demorei quase um ano para assistir novamente.
A história trata sobre quatro pessoas que tem seus corações partidos. Amanda (Diaz) conseguiu ser independente e mesmo com o trauma da separação dos seus pais, tentava seguir sua vida e seus relacionamentos, mas o fato de não mostrar sensibilidade (não chorar) deixava seu namorado inseguro (o que eu acho um absurdo, trair a namorada porque ela não mostra sensibilidade). Ela fez a coisa certa expulsando o namorado de casa e tirando umas férias. Iris (Winslet) também decide tirar férias quando descobre que ex-namorado (que não consegue largar) vai se casar. Graham (Law), além de lindo, é irmão de Iris. Por fim, Miles, inteligente, gentil, amigo e colega de Amanda. Tudo acontece quando ambas, Iris e Amanda, trocam residências, uma vai para Hollywood e a outra, uma charmosa vila em Londres.
É isso ai, ter o Jude Law lindo, inteligente, gentil e charmoso é fácil. Mas fazer Jack Black, igual (menos lindo, né gente?) é um feito para a diretora que soube dar um toque todo especial para este filme.
A minha sequência favorita é quando Graham e Amanda ligam ao mesmo tempo para Iris, é simplesmente ilário e Winslet está ótima.

Diretor: Nancy Meyers [Do que as mulheres gostam (2000) e Alguém tem que ceder (2003)]
Elenco: Cameron Diaz, Kate Winslet, Jude Law, Jack Black, Eli Wallach, Rufus Sewell, Edward Burns, Shannyn Sossamon.
Produção:Bruce A. Block, Nancy Meyers
Roteiro: Nancy Meyers
Fotografia: Dean Cundey
Trilha Sonora: Hans Zimmer
Duração: 136 min.
Ano: 2006

Leia mais em: Omelete