terça-feira, 8 de janeiro de 2013

O Hobbit - Uma Jornada Inesperada



Finalmente assisti ao filme e posso dizer que este não ficou para trás da trilogia Senhor dos Anéis. Como prova que o filme não era chato, levei um amigo que tinha certeza que iria dormir na sessão. Ele tirou os sapatos se encostou na poltrona, respirou fundo, pronto para dormir. O filme seguiu e cada vez ficando melhor. Rimos muito de muitas cenas divertidas e o filme acabou com gostinho de quero mais dois!

Peter Jackson teve a mesma sensibilidade dos outros filmes e no geral soube traduzir bem para o cinema as histórias de J.R.R. Tolkien. A fotografia é esplendida e você se sente dentro do filme. 

Gostaria de dar destaque ao Gollum/Sméagol que é um dos melhores personagens do filme e que dá mais trabalho de fazer (feito com roupa especial de capturação de movimentos). O ator britânico Andy Serkis (ele é Gollum em todos os filmes) dá um duro danado para poder fazê-lo. Segundo fontes especializadas, Gollum ficou ótimo porque houve um aumento na quantidade de quadros para ele, de 24 para 42. Serkis é perfeito e este trabalho merecia um prêmio para reconhecer seu trabalho. Ele também fez o personagem César, o macaco, do filme Planeta dos Macacos, a Origem, e também faz trabalhos para vídeogames. Então, Serkis é um expert no que fa. 

O G1 divulgou uma matéria sobre uma entrevista que o ator deu ao "The Sun":
 
"Tive que encontrar algo muito real para fazer esse papel e, para mim, era algo sobre o anel e o vício, a esquizofrenia e a mentira", contou. "Eu o interpreto praticamente como se ele fosse um viciado. [O anel] o controla, ele anseia e é obcecado por essa coisa".

O ator Andy Serkis e o personagem Gollum, da trilogia 'Senhor dos anéis' e do longa 'O hobbit' (Foto: Divulgação) Ele também contou quão difícil é a interpretação de um personagem como Golum. "Fisicamente eu tinha que estar em forma, porque é um papel exigente, já que filmamos a cena toda de uma só vez até dar certo. É realmente cansativo em termos vocais e emocionais. Tive que começar a correr e a andar de bicicleta", afirmou o ator.

Além da parte física, Serkis afirmou que a mente também precisou estar em dia. "É realmente um papel tão psicologicamente complexo que você tem que estar nele durante todo o dia, não dá para simplesmente sair do personagem. Tinha que estar com a voz pronta entre as tomadas".

Dirigido por Peter Jackson, "O hobbit: Uma jornada inesperada" estreia no dia 14 de dezembro no Brasil.