quarta-feira, 25 de julho de 2012

The Hollow Crown (BBC)

Assisti a todos os filmes da série The Hollow Crown. Os filmes foram feitos como parte do que a BBC programou para a Cultural  das Olimpíadas de 2012, uma celebração da cultura britânica, coincidindo com os Jogos Olímpicos de Verão de 2012 uma triagem das histórias de Shakespeare.
Sam Mendes (Beleza Americana) assinou como produtor executivo de adaptar todos os quatro da tetralogia de Shakespeare (Richard II, Henry IV Parts I & II, e Henry V) em setembro de 2010. Ele é acompanhado como produtor executivo por Pippa Harris (ambos representando Neal Street Productions), Gareth Neame (NBCUniversal), e Ben Stephenson (BBC). 

Oficialmente, não sou crítica de cinema ou TV, mas meu grande interesse não é só dar a minha opinião sobre filmes. Gosto de saber como a história vai ser contada, o tema, a atuação dos atores, a fotografia, os efeitos especiais e curiosidades de todo tipo. Tenho certa mania de assistir aos making off dos filmes, por isso busco comprar ou alugar filmes originais para saber como tais efeitos visuais foram feitos, como era o clima do set de filmagem, a relação dos atores/diretores/equipe e tudo mais que se faz para ter um filme. 
Garanto que ter a série The Hollow Crown no original, é claro, será de grande valia. Além do elenco ser de primeira - e não falo só do Tom Hiddleston, pois ainda estão nele Jeremy Irons, Patrick Stwart, Richard Griffts, Julie Walters (coloquei nesta ordem porque gosto mais do Tom). Há outros fatores que acredito serem importantes também: acredito que os diretores se saíram muito bem em transformar as peças de Shakespeare em película. Quanto ao elenco, este era experiente e conhecido, tiveram a chance interpretar personagens interessantes e outros, muito cativantes, como Henry IV (Irons). A película ajudou a se projetarem internacionalmente (se bem que muitos já eram conhecidos de filmes como Harry Potter, Star Trek, Vingadores, e por aí vai).
O figurino estava muito bom. Bem longe dos "Henriques" de Lawrence Olivier e Kenneth Branagh  que tinham aquele cabelo de "cuia",  Tom foi um Henrique V elegante, charmoso, e expressivo. Por ser esbelto e vestido numa "deliciosa jaqueta de couro justa" arrancou suspiros da mulherada. Sim, isso é para ser lembrado.
As tomadas que mostravam os castelos foram excepcionais, assim como as cenas das batalhas. O filme também veio com a intenção de aumentar o espírito nacionalista inglês (as Olimpíadas é em Londres) e sinceramente, espero que tenham conseguido. Em um dos Reviews
A diretora Thea Scharrock afirma que seu desafio maior foi filmar sobre a guerra. Ela também apontou que a história trata de Henry V mostrando sua jornada em aprender a ser rei, "ele é um tipo especial de homem" e resistiu em atualizar o conto do rei, pois queria não uma refilmagem, mas algo que pudesse chamar atenção. 

"Eu tenho Tom Hiddleston como Henry V. Eu não quero um corte de cabelo tigela, eu quero que ele pareça legal! Então, você sabe, eu quero que ele em uma espécie de deliciosa jaquetas de couro apertadas. Yeah! Isso é o que eu quero. Porque eu quero as pessoas olhando para ele e quero continuar assistindo. Eu não preciso dele nas calças justas demais. Podemos ainda chegar ao ponto. Então, ele tem calças de couro muito agradáveis!"
Aqui abaixo temos o vídeo com a diretora Thea Sharrock. (Sem legendas)


Bem, nem tudo são elogios... 
O que não funcionou foram as extensas falas, mas fazer o quê, né? Era Shakespeare. Difícil também foi manter os cavalos calmos enquanto o discurso rolava, mas isso também é perdoável.



Episódio Elenco Diretor
Richard II Ben Whishaw as King Richard
Rory Kinnear as Bolingbroke
David Suchet as Duke of York
David Morrissey as Earl of Northumberland
Patrick Stewart as John of Gaunt
Rupert Goold
Henry IV, Part I Jeremy Irons as King Henry
Tom Hiddleston as Prince Hal
Simon Russell Beale as Falstaff
Julie Walters as Mistress Quickly
Alun Armstrong as Northumberland
Joe Armstrong as Hotspur
Richard Eyre
Henry IV, Part II Jeremy Irons as King Henry
Tom Hiddleston as Prince Hal
Simon Russell Beale as Falstaff
Julie Walters as Mistress Quickly
Alun Armstrong as Northumberland

Henry V Tom Hiddleston as Henry V
Richard Griffiths as Duke of Burgundy
Julie Walters as Mistress Quickly
John Vincent Hurt as The Chorus
Lambert Wilson as French King
Thea Sharrock

Pesquise mais em: http://veja.abril.com.br/blog/temporadas/tag/the-hollow-crown/