segunda-feira, 20 de agosto de 2012

O Segredo dos Seus Olhos




Benjamin Espósito (Ricardo Darín) se aposentou recentemente do cargo de oficial de justiça de um tribunal penal. Com bastante tempo livre, ele agora se dedica a escrever um livro. Benjamin usa sua experiência para contar uma história trágica, a qual foi testemunha em 1974. Na época o Departamento de Justiça onde trabalhava foi designado para investigar o estupro e consequente assassinato de uma bela jovem. É desta forma que Benjamin conhece Ricardo Morales (Pablo Rago), marido da falecida, a quem promete ajudar a encontrar o culpado. Para tanto ele conta com a ajuda de Pablo Sandoval (Guillermo Francella), seu grande amigo, e com Irene Menéndez Hastings (Soledad Villamil), sua chefe imediata, por quem nutre uma paixão secreta.

Fonte: Adoro Cinema.




Quando assisti a este filme, fiquei impressionada o quanto uma história pode ser bem contada e nos prender até o fim, sem ser chato. O Segredo dos Seus Olhos é um drama com toques de suspense, ação policial, humor, romance e com um ótimo final. Tudo bem dosado, tudo bem medido. O diretor também coloca na trama a obsessão, o amor, a abnegação, a amizade e a violência de forma que elas não se atropelam.


O filme teve público de 3 milhões na Argentina e se tornou o mais visto desde 1983. O diretor é o experiente e premiado Juan José Campanella [O Mesmo Amor, A Mesma Chuva (1999), O Filho da Noiva (2001) e Clube da Lua (2004)]. O ator Ricardo Darin trabalhou nos mesmos filmes de Campanella. O Segredo dos Seus Olhos ganhou o Oscar de filme estrangeiro sendo este a segunda indicação de Campanella para filme estrangeiro.O anterior foi O Filho da Noiva (2001). Ele também é o 2º filme argentino a ganhar o Oscar de melhor filme estrangeiro, depois de A História Oficial (1985).


Outros prêmios:

EUROPEAN FILM AWARDS (2010)
Indicação - Melhor Filme

CÉSAR (2011)
Indicação - Melhor Filme Estrangeiro

GOYA (2010)
Ganhou: 
Melhor Filme Estrangeiro em Espanhol
Melhor Revelação Feminina - Soledad Villamil

Indicações:
Melhor Filme
Melhor Diretor - Juan José Campanella
Melhor Ator - Ricardo Darín
Melhor Fotografia
Melhor Direção de Arte
Melhor Trilha Sonora
Melhor Roteiro Adaptado

GRANDE PRÊMIO DO CINEMA BRASILEIRO (2011)
Ganhou:
Melhor Filme Estrangeiro

FESTIVAL DE HAVANA (2009)
Ganhou:
Prêmio Especial do Júri
Melhor Filme - Voto Popular
Melhor Diretor - Juan José Campanella
Melhor Ator - Ricardo Darín
Melhor Trilha Sonora

Fonte: Adoro Cinema