sexta-feira, 27 de maio de 2016

Voltas que o Cinema dá


Por Neilania Rodrigues

Um dia desses eu estava sem ter muito o que fazer e resolvi ligar a Netflix e procurar algo para assistir. Eu tenho que dizer que me divirto muito com algumas classificações que aparecem nesse serviço, como uma que diz: “filmes petrificantes!” É muito engraçado. Em meu perfil tem muitos filmes de terror e suspense que são os meus preferidos. Mas bem, depois de rodar por diferentes tipos de filmes por acaso, encontrei um filme feito que acho que foi feito para a TV, A Vingança de Wyatt Earp, de 2012. Faroeste não é bem o meu gênero, mas tenho alguns preferidos aí também, então resolvi assistir. Mas o interessante desse filme é que tem o Val Kilmer, para quem não lembra, ele foi um dos Batmans, no sonolento, Batman Eternamente, de 1995 e também foi Jim Morrison (numa caracterização impressionante!), no filme The Doors, de 1991. 
A Vingança de Wyatt Earp
Faroeste não é bem o meu gênero, mas tenho alguns preferidos aí também, então resolvi assistir. Mas o interessante desse filme é que tem o Val Kilmer, para quem não lembra, ele foi um dos Batmans, no sonolento, Batman Eternamente, de 1995 e também foi Jim Morrison (numa caracterização impressionante!), no filme The Doors, de 1991.


O que tem esse filme de diferente? Nada. Nessa história, Wyatt Earp, já velho e agora sozinho, após o falecimento de sua amada, concede a um jovem repórter uma entrevista onde relembra um caso de sua juventude. Bem simples. Então porque fiquei interessada? Eu lembrei que o Val Kilmer já havia trabalhado em outro filme também sobre Wyatt Earp, só que naquela produção de 1993, chamada Tombstone, a justiça está chegando, o xerife era interpretado por Kurt Russel, escondido atrás de um gigantesco bigode. O Val era Doc Holliday, amigo de longa data do xerife.
É fascinante essa volta que o mundo do cinema dá. Val Kilmer retornar na pele de Wyatt Earp quase 20 anos depois de ter participado de um filme sobre o mesmo. Foi assim que surgiu a ideia para este post, partindo desse ponto, fui atrás de outras curiosidades sobre filmes e astros.
Assim vamos a algumas dessas curiosidades.
Sherlock
Sabemos que alguns personagens, sejam eles reais, como Wyatt Earp, ou fictícios como Sherlock Holmes sempre são revisitados, às vezes, em séries ou filmes para a TV ou mesmo em produções cinematográficas que de acordo com a grande onda agora, pode se tornar uma franquia dependendo do sucesso.
Sherlock Holmes
Aproveitando que eu já falei sobre Sherlock Holmes, vamos visitar as curiosidades que encontrei envolvendo os quatros intérpretes mais recentes, três ingleses e um americano. Benedict Cumberbach estrela a série da BBC que começou em 2010; Robert Downey Jr. viveu o personagem duas vezes no cinema em 2009 e 2011 e deve voltar para um terceiro. Ian McKellen, que em 2015, apareceu como um velho Holmes desiludido e cansado em Sr. Holmes. Jonny Lee Miller atua na série Elementary desde 2012 para um canal americano. 


Sr. Holmes

Três dos quatro agora fazem parte do universo de heróis, Homem de Ferro, Dr. Estranho e Magneto. E os mesmos três estiveram em produções que retratavam o Rei Ricardo III: McKellen e Downey Jr. atuaram juntos em Ricardo III, de 1995, onde a peça clássica foi modernizada e trazida para o período fascista; e Cumberbach viveu a montagem clássica para a BBC, em The Hollow Crown, 2016.  

Ricardo III
Ricardo III
Outra curiosidade é que Benedict começou Sherlock em 2010 e em 2011 ele estrelou a peça Frankenstein, onde dividiu e alternou os papeis do Dr. Victor Frankenstein e da criatura com Jonny Lee Miller, que se tornaria o Holmes da série americana em 2012. 
E vale lembrar que Robert é um Holmes americano com Watson inglês (Jude Law) e o Jonny, um Holmes inglês com uma Watson americana (Lucy Liu).
Elementary
O icônico Jack Ryan já teve cinco filmes e quatro atores já fizeram o personagem, sendo todos americanos.
Vamos a eles: Harrison Ford e Alec Baldwin que trabalharam juntos em Uma secretária de futuro de 1989. No ano seguinte, Baldwin foi Jack Ryan em Caçada ao Outubro Vermelho (1990), co-estrelado por Sean Connery
Dois anos depois, foi a vez de Harrison Ford encarnar Ryan por duas vezes, em 1992 com Jogos Patrióticos e em 1994 em Perigo Real e Imediato. Em 2001, Baldwin e Ben Affleck trabalharam juntos no filme Pearl Harbor (2001). Adivinha qual personagem o Ben fez no ano seguinte? Pois é, em 2002, Affleck trabalhou com Morgan Freeman em A Soma de Todos os Medos, sendo o Jack Ryan. Pois bem, em 2006, Ben Affleck fez o filme A Última Cartada, no elenco estava Chris Pine. Já deu para entender, não é? Em 2014, Pine se tornou o agente no bom Operação Sombra – Jack Ryan.
Não vamos deixar as mulheres de lado: Rainha Elizabeth I.
Shakespeare Apaixonado
Judi Dench vestiu o manto real no filme Shakespeare Apaixonado de 1998. Cate Blachett foi, por duas vezes, a rainha, em Elizabeth, também de 1998 e depois em Elizabeth, A Era de Ouro, em 2007. As duas atrizes foram indicadas ao Oscar em 1999 pelo mesmo personagem. Cate Blanchett como atriz principal e Judi Dench como coadjuvante. 
Elizabeth

Notes on a scandal 
Judi ganhou naquele ano seu Oscar, mas Cate perdeu para Gwyneth Palthrow. As duas rainhas se encontrariam depois no filme Notes on a scandal (sem título para português) de 2006, no qual as duas foram indicadas ao Oscar, agora invertendo as indicações, Dench para melhor atriz e Cate para coadjuvante, porém ambas perderam. Curiosamente, Judi Dench perdeu o Oscar para Helen Mirren que interpretou a rainha Elizabeth II, no filme A Rainha, 2006. 
Robin Hood
Mais uma? Vamos voltar a Inglaterra: Robin Hood. 
O fora da lei inglês já esteve no cinema várias vezes. Entre os atores que foram o “bandido” estão Kevin Costner em Robin Hood, O Príncipe dos Ladrões de 1991. E em 2010, quem usou o arco foi o ator Russel Crowe, em Robin Hood
O Homem de Aço
Tirando o fato de que nenhum dos dois é inglês, o legal é que eles se encontrariam, mais ou menos em 2013, no filme Homem de Aço. Os dois foram pais do herói, Russel Crowe foi Jor-El, pai biológico do herói e Kevin Costner foi Jonathan Kent, pai adotivo.
Outro caso, agora com Indiana Jones.
A Costa do Mosquito
Em 1986, Harrison Ford fez o filme A Costa do Mosquito, onde ele era um inventor excêntrico que vai para a floresta e leva o filho interpretado por River Phoenix. Em 1989, o diretor Steven Spielberg precisou de alguém para ser o jovem Indiana Jones na continuação da franquia Indiana Jones e a Última Cruzada e o escolhido? River Phoenix.

Indyana Jones
E por fim, todos já estamos cansados de ver comentários sobre Evan Peters e Aaron Taylor-Johnson que trabalharam em Kick Ass de 2010 e depois viveram o personagem Mercúrio em duas produções, X-Men: Dias de um Futuro Esquecido de 2014 e Vingadores: A Era de Ultron, de 2015. Mas tem uma outra curiosidade envolvendo o Aaron que achei bem mais legal. 
Kick Ass

Mercúrios
Em 1997, Sean Bean (O Senhor dos Anéis: A sociedade do Anel – 2001), foi o Conde Alexei Vronsky em uma produção de Anna Karenina, baseada na obra homônima de Liev Tosltói. Bem, em 2002 ele fez um pintor e pai viúvo no filme para a TV inglesa chamado Tom & Thomas. Quem interpretou o filho de Sean Bean, na verdade, fazendo o papel de gêmeos foi o Aaron Taylor-Johnson, que em 2012, viveu o mesmo Conde Vronsky em outra película que adaptou o clássico literário.
Claro que há muitas outras dessas coincidências engraçadas, mas eu vou ficar por aqui. Essas são as minhas e você tem alguma? Compartilhe com a gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário